ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E GOSTOSA NO INVERNO

Para Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo,  é possível ser saudável no inverno. As sopas de verduras e legumes têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e fibras. “Prefira adicionar temperos naturais durante o preparo, como: manjericão, pimenta e alho, ao invés do sal em excesso, que pode ser um agravante aos portadores de doenças cardíacas e hipertensão”, explica Dr. Daniel.

Outro prato muito consumido nesta época do ano é o fondue. De tradição Suíça, ele também pode ser apreciado, mas com moderação. Os de carne são mais saudáveis quando comparado com os de queijo, por conter menos gordura.

“Uma dica é grelhar a carne antes de levá-la ao réchaud, com o intuito de diminuir a absorção de gordura no creme. Nestes casos, o ideal é evitar a utilização de maionese e do creme de leite e, ao invés dos pães, uma boa alternativa é o consumo de cenouras, batatas, brócolis, couve flor, etc”, recomenda o nutrólogo.

Para o fondue de chocolate, o amargo é o mais indicado por oferecer menos quantidade de gordura. A banana, morango, kiwi, manga, uva, etc são opções de frutas para saborear com este tipo de chocolate. “Já nos lanches da tarde, troque o chocolate quente e os biscoitos por chás e torradas integrais. Além do consumo de alimentos saudáveis no inverno o ideal é continuar com a prática de atividade física, como em qualquer outra estação do ano”, finaliza o nutrólogo do HCor.

Fonte: Coração Alerta