COMIDA CONGELADA FAZ MAL À SAÚDE?

A resposta certa é depende. Depende do tipo de alimento, pois se forem carnes, frutas, verduras e legumes congelados, eles farão bem à saúde, assim como as carnes e os vegetais frescos.

Isso acontece porque, na maioria dos casos, os vegetais e as frutas são congelados pouco tempo após serem colhidos, mantendo seus nutrientes e benefícios para a saúde. Aliás, algumas fruta e legumes, como morango, ervilhas ou feijão perdem muito mais rapidamente a vitamina C quando estão frescos do que congelados.

No entanto, se o alimento congelado consistir em refeições prontas, como lasanhas, pizzas e massas, irão fazer mal à saúde, mas normalmente, esses são pratos cheios de gordura e sal que, mesmo preparados frescos, não são a melhor opção de alimentação.

Como escolher a comida congelada

A melhor dica na hora de escolher uma comida congelada é observar o rótulo, pois se tiver elevadas quantidade de gordura ou sódio, é um tipo de comida que deve ser evitado. Além disso, outras dicas incluem:

  • Evitar comidas congeladas com molhos ou caldas;
  • Não descongelar a caixa completa, retirando apenas a porção necessária;
  • Evitar comprar refeições congeladas que, mesmo preparadas frescas, não são saudáveis.

Mesmo no caso dos vegetais e frutas é importante verificar os ingredientes, pois só devem estar referidas as próprias frutas e vegetais, qualquer outro ingredientes pode indicar que possuem conservantes que podem fazer mal para a saúde.

Benefícios dos vegetais congelados

Em geral, as frutas, legumes e verduras são colhidos maduros e congelados logo em seguida, passando primeiro por um processo de branqueamento, que é a imersão em água fervente por poucos segundos ou minutos antes de serem congelados.

Esse processo ajuda a manter a cor, o sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos, que acabam perdendo apenas poucos nutrientes quando comparados aos vegetais frescos. Além disso, o congelamento faz com que os vegetais possam ter um prazo de validade bem maior que o normal em casa.

Riscos das refeições prontas congeladas

A maior parte das refeições prontas congeladas traz malefícios para a saúde, pois a indústria normalmente utiliza carnes de baixa qualidade e ingredientes ricos em gordura e sal para melhorar o sabor do alimento congelado e reduzir os custos de produção.

Assim, é importante procurar refeições congeladas ou refrigeradas saudáveis, dando preferência a pratos mais simples como arroz, feijão, frango, peixe e salada, evitando preparações que necessitem de molhos, queijos e creme de leite, que aumentam a quantidade de gordura do alimento.

Além disso, a melhor saída é fazer as refeições e congelar em pequenas porções em casa, levando-as para o trabalho ou utilizando-as sempre que necessário.

 

Fonte: tuasaude.com