O QUE FAZER QUANDO A PRESSÃO ESTÁ BAIXA

A pressão baixa geralmente não é um problema, especialmente quando a pessoa sempre teve pressão baixa. No entanto, caso a pressão baixe muito rapidamente pode causar o surgimento de sintomas como fraqueza, cansaço e tonturas ou, até, desmaio. Assim, numa pessoa que tem pressão normal ou alta, mas que sofreu uma crise de pressão baixa deve-se:

• Deitar a pessoa, de preferência num local fresco e arejado;

• Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço;

• Levantar as pernas acima do nível do coração.

Esta posição permite que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro mais facilmente, aumentando a pressão. A pessoa deve permanecer nesta posição por alguns minutos até que os sintomas de pressão baixa diminuam.

Quando a pessoa estiver recuperada, uma boa opção é oferecer suco de laranja natural ou um café, pois ajuda a regular a pressão sanguínea. O uso do sal para subir a pressão, colocando-o embaixo da língua, não é recomendado porque ele não sobe de imediato a pressão.

Quando a pressão baixa é grave

Em pessoas completamente saudáveis que sempre tiveram uma pressão arterial inferior ao normal, o valor de pressão baixa não é um sinal de alarme, no entanto, caso surja de forma repentina em pessoas que têm pressão normalmente alta pode ser em efeito colateral do remédio para a pressão alta ou ser resultado de um problema de saúde como desidratação, reação alérgica, perda de sangue ou problemas cardíacos, por exemplo.

Alguns sintomas que podem indicar que a pressão baixa é grave incluem confusão, pele muito pálida, respiração rápida ou frequência cardíaca muito elevada.

Como evitar crises de pressão baixa

Para evitar crises de pressão baixa deve-se ter alguns cuidados como:

Tomar os remédios para pressão alta corretamente, de acordo com as orientações do médico e nunca em doses superiores à indicada;

Evitar locais muito quentes e fechados, sendo aconselhado usar roupas leves e fáceis de tirar;

Beber 1 a 2 litros de água por dia, a menos que o médico tenha dado outra orientação em relação à quantidade;

Fazer refeições pouco volumosas a cada 2 ou 3 horas e não sair de casa sem tomar o café da manhã;

Evitar fazer exercício físico de estômago vazio, ingerindo pelo menos um copo de suco antes de treinar;

Praticar atividade física regular para fortalecer os músculos dos braços e das pernas, pois ajuda o sangue a chegar mais facilmente ao coração e ao cérebro.

Normalmente, a pressão baixa é benigna e não traz graves consequências, mas a pessoa corre o risco de desmaiar e com a queda fraturar algum osso ou bater a cabeça, por exemplo, o que pode ser potencialmente grave. Por isso, caso se note alguma frequência nas quedas da pressão ou caso surjam outros sintomas como palpitações cardíacas recorrentes, aconselha-se uma consulta médica.

 

Fonte: tuasaude.com