O QUE SÃO FLAVONOIDES?

Os flavonoides são parte da classe de polifenois de fitonutrientes.

Os polifenois têm sido historicamente utilizados na medicina chinesa e Ayurveda, de acordo com o Centro de cura global, e estão associados à proteção da pele, função cerebral, açúcar no sangue e regulação da pressão arterial, em adição à ação antioxidante e anti-inflamatória.

Flavonoides são abundantes e apresentam baixa toxicidade em relação a outros compostos de plantas, por isso podem ser ingeridos em grandes quantidades sem riscos à saúde.

Exemplos de alimentos ricos em flavonoides incluem cebola, salsa, mirtilo, banana, chocolate amargo e vinho tinto.
5 Benefícios dos flavonoides para a nossa saúde:

Os flavonoides são antioxidantes importantes. Estas moléculas também podem nos fornecer benefícios por sua ação antiviral, anticancerígena, anti-inflamatória e antialérgica.

Veja os principais benefícios que a ingestão de alimentos ricos em flavonoides pode proporcionar:

 

  1. Ajudam a manter a saúde do coração

Alguns estudos mostram que a ingestão de flavonoides está inversamente relacionada a doenças do coração. Eles podem inibir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e, por conseguinte, reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Muitas pesquisas apontam que a causa pela qual a incidência de doenças cardíacas pode ser menor entre os franceses é a sua ingestão relativamente alta de vinho tinto em comparação aos outros europeus, apesar deles apresentarem um maior consumo de alimentos ricos em colesterol.

Alguns tipos de chá também são ricos em flavonoides e seu consumo é associado a níveis mais baixos de triglicérides e colesterol no sangue.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition confirmou pesquisas anteriores sobre os benefícios de flavonoides do chocolate para a saúde cardiovascular. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de chocolate ou cacau pode reduzir a pressão arterial e ter efeitos significativamente benéficos no equilíbrio dos níveis de colesterol LDL e HDL.

 

  1. Protegem contra a osteoporose

Pesquisas recentes descobriram que as isoflavonas de soja, um tipo de flavonoide, podem prevenir a osteoporose pós-menopausa e melhorar a resistência óssea geral, diminuindo assim o risco de fraturas em mulheres na menopausa porque aumenta significativamente a densidade mineral óssea.

 

  1. Aliviam os sintomas da menopausa

As isoflavonas de soja também foram associadas à redução da frequência de ondas de calor em mulheres no fim da sua vida reprodutiva e pós-menopausa, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição de Tóquio, no Japão.

 

  1. Têm potencial para matar células cancerosas

Um estudo da Universidade de Illinois mostrou que aipo, alcachofra e condimentos, especialmente o orégano mexicano, contêm flavonoides que matam as células cancerosas pancreáticas em condições de laboratório.

Os flavonoides atuam inibindo uma enzima importante para a sobrevida das células do tumor. No entanto, os pesquisadores dizem que a utilização dos flavonoides deve ser realizada como um pré-tratamento, e não simultaneamente aos fármacos quimioterápicos, porque os flavonoides, por serem antioxidantes, podem sobrepujar a quimioterapia.

Estudos descobriram ainda que os flavonoides podem inibir uma variedade de cânceres em animais, e outros estão sendo realizados para provar a sua eficiência em humanos, de acordo com o Instituto Linus Pauling.

Pesquisadores da Universidade de Cornell, no entanto, descobriram que extratos de cebola ricos em flavonoides fornecem fortes efeitos contra a proliferação de células cancerosas do fígado e do cólon.

  1. Podem ajudar no controle do peso

De acordo com Louis Premkumar, professor de farmacologia na Escola da Medicina da Southern Illinois University, os flavonoides estão associados tanto ao controle da inflamação quanto à perda de peso. “Teores significativos de flavonóides podem aliviar a inflamação e diminuir os níveis do hormônio leptina, estimulador do apetite”, disse ele. “Sabemos com certeza que a leptina desempenha um papel importante no consumo de alimentos. Vemos que os animais de laboratório com mutações na leptina se tornam obesos”, afirma o professor que também é autor do livro Fatos Fascinantes sobre Fitonutrientes em Especiarias e Alimentos Saudáveis.

 

Alguns alimentos ricos em flavonoides amplamente disponíveis:

Frutas vermelhas;

Ameixas;

Mirtilo;

Uvas roxas e rosadas;

Vinho tinto;

Chás (verde, branco, preto e oolong);

Chocolate;

Maçã;

Laranjas;

Toranjas;

Limões;

Cebola;

Cebolinha;

Couve;

Brócolis;

Salsa;

Tomilho;

Aipo;

Pimentas;

Soja e alimentos de soja.

 

fonte: mundoboaforma.com.br