SAÚDE NA TERCEIRA IDADE: CONHEÇA OS CINCO ESPORTES IDEAIS

Com a chegada da terceira idade, a capacidade física do corpo humano sofre muitas alterações. A redução da resistência e da força muscular são algumas delas. Mas isso não é motivo para se acomodar e achar que não é possível fazer muito esforço e praticar esportes. Manter o corpo ativo auxilia no fortalecimento dos músculos, melhora a flexibilidade e o condicionamento físico, aumenta os movimentos e ainda ajuda na prevenção de uma série de doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas no coração e pulmões.

 

CONHEÇA ALGUNS ESPORTES PARA IDOSOS QUE PODEM SER PRATICADOS REGULARMENTE

 

Natação e hidroginástica

As atividades na água trazem diversas vantagens para as pessoas. Desde o fortalecimento dos músculos até a melhora no processo respiratório, nadar é uma ótima opção para os idosos. Como trabalham com a parte aeróbica, a natação e a hidroginástica ainda protegem as articulações e trabalham a circulação sanguínea, ajudando no tratamento de doenças como artrite e osteoporose.

 

Bicicleta

Andar de bicicleta pode ser uma atividade bem prazerosa para os idosos. Pedalar não exige muito esforço, além de proporcionar um passeio agradável por parques e praças. E também ajuda a fortalecer os músculos presentes no quadril e nas pernas, promovendo o equilíbrio.

 

Caminhada e corrida

Caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias é fundamental para levar um estilo de vida saudável. E é um dos esportes para idosos mais praticados. A atividade ajuda a combater problemas cardiovasculares e melhora a respiração. Além disso, ainda fortalece os músculos e desenvolve o equilíbrio e coordenação motora.

 

Ioga e pilates

Ioga e pilates são ótimas opções para adquirir flexibilidade e equilíbrio. Trabalham também no alívio de dores, na melhora da postura corporal e até na autoestima, devido a sua filosofia espiritual.

 

Musculação

Por último, melhorando o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma das atividades mais importantes. É preciso trabalhar principalmente na repetição dos exercícios e não no peso. Dessa forma, você conquista o fortalecimento dos músculos, melhora a circulação sanguínea e a respiração.

 

É importante lembrar que a prática de esportes para idosos deve ser feita depois de um alongamento e aquecimento adequados, evitando lesões e problemas mais sérios. O objetivo de fazer atividades diariamente é manter a saúde física e mental do corpo. Afinal, a busca por qualidade de vida não tem idade. Lembre-se também: antes de realizar qualquer esporte, é imprescindível consultar seu médico.

 

Fonte: Vivo mais saudável