Teste Cardiopulmonar

1) EM QUE CONSISTE ?

 

O  teste cardiopulmonar ou ergoespirometria é um exame onde se avalia a capacidade física e funcional do paciente, por meio da análise metabólica durante o esforço, tanto para indivíduos sadios e doentes, representando uma  associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar espirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.

Atualmente é​ muito popular na área de medicina do esporte por auxiliar na avaliação de atletas amadores e profissionais, excluir doenças que possam colocar em risco sua saúde e fornecer parâmetros que colaboram para a melhora do desempenho esportivo.

Do ponto de vista patológico, representa um importante aliado para o diagnóstico, prognóstico e programação terapêutica, entre as principais patologias cardiopulmonares, destacando-se na avaliação pré e pós de transplante cardíaco.

 

2) PRINCIPAIS INDICAÇÕES:

 

•  Auxilia no esclarecimento de sintomas como falta de ar (dispneia), cansaço e fadiga, podendo diferenciar, pela análise de diversas variáveis, os mecanismos responsáveis por eles, sugerindo origem cardíaca, pulmonar ou muscular.

• Em pacientes que apresentam doenças do coração, pode auxiliar o médico na avaliação da capacidade funcional e alterações do eletrocardiograma durante o esforço, análises importantes para a conduta terapêutica e indicação de cirurgias.

• Na Reabilitação Cardíaca, o exame deve ser realizado no início e término do programa, com objetivo de avaliar o risco do paciente para o exercício, determinar sua capacidade física, limitações cardiovasculares e de servir como ferramenta para a prescrição do exercício.

• Na cardiologia do esporte, é utilizado como método de avaliação inicial para a prática de exercícios em indivíduos saudáveis, sobretudo para os que desejam participar de competições.

• O teste ergoespirométrico determina os limiares ventilatórios, importante ferramenta para individualizar e otimizar o treinamento, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares ou musculares que podem limitar a performance do atleta.

• O teste ergoespirométrico realizado na Unidade de Cardiologia do Exercício geralmente é indicado por cardiologistas, médicos do esporte e também endocrinologistas.

 

3) COMO O EXAME É REALIZADO?

 

O teste ergoespirométrico pode ser realizado em diversos aparelhos (ergômetros), sendo os habituais, a esteira ergométrica e a bicicleta estacionária. Os protocolos de incremento de cargas são determinados de acordo com o perfil e o objetivo de cada indivíduo.

Consiste em um teste ergométrico (ou eletrocardiograma de esforço), complementado pela análise metabólica, utilizando uma máscara facial ou sistema de bucal, com monitorização constante do ritmo cardíaco com eletrocardiograma (ECG), oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial

 

4) QUAL O TEMPO DE EXAME ?

 

O tempo total para realização do teste, incluindo preparo e recuperação, é de aproximadamente 30 a 40 minutos, sendo que o tempo de exercício varia de 8 a 12 minutos, seguindo-se um protocolo individualizado, com incremento progressivo do esforço, sempre acompanhado por um médico especializado, objetivando o cansaço subjetivo máximo (exaustão), seguido uma fase de recuperação de 4 a 6 minutos.

 

5) QUAL PROFISSIONAL REALIZA O EXAME ?

 

Por ser considerado um ato médico, o exame é realizado por médicos especialistas e habilitados (Cardiologistas e médicos do esporte), aptos a atender quaisquer e eventuais ocorrências cardiovasculares – Resolução do conselho federal de medicina nº 2.021/2013)

 

 

Dr. Fernando de Melo Martinelli – Cardiologista Ergometrista da Cardion

Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – AMB.

Título de especialista em Ergometria  – DERC – AMB

CRM-MG : 41.909   RQE : 34.200