BEBIDAS ALCOÓLICAS PODEM CAUSAR PROBLEMAS NO CORAÇÃO

O Brasil supera a média mundial quando o assunto é consumo de álcool. Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014 revelam que pessoas acima de 15 anos consomem cerca de seis litros por ano. No Brasil, a média é de 8 litros por ano. Ingerir bebidas alcoólicas pode ser saudável para o coração, mas dentro de um limite. Se ingerido em grande quantidade e em um curto período de tempo, pode trazer danos irreversíveis ao órgão e levar o indivíduo à morte.

O álcool em grande quantidade causa enfraquecimento das células musculares cardíacas, levando a uma doença chamada miocardiopatia alcoólica. Funciona assim: o coração só consegue exercer sua função de bombeamento porque as sua células contraem e expulsam o sangue. Com o enfraquecimento dessas células, o coração tenta compensar dilatando suas câmaras, o que causa sua hipertrofia e aumento de tamanho. “Mas essa adaptação não resolve o problema, porque o erro está dentro da célula, que está enfraquecida”, explica o Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista do hospital Dante Pazzanese.

Outra consequência da ingestão sem parcimônia é o fechamento de artérias. O etanol tem a capacidade de liberar adrenalina na corrente sanguínea. Nas artérias coronárias, esse hormônio fica alojado nas paredes e causa o vasoespasmo — fechamento transitório da artéria. “Pode ser por pouco tempo ou por um intervalo suficiente para causar infarto ou morte súbita”, alerta o cardiologista.

Por fim, o álcool pode levar a arritmias. “O coração é uma bomba que contrai o tempo todo. Para fazer essa contração, ele precisa de atividade elétrica. Efetivamente passa uma corrente elétrica dentro do órgão. Álcool em excesso altera esse mecanismo, fazendo com que o coração saia do seu ritmo.” Quando esse distúrbio é muito acentuado, pode ocasionar parada cardíaca, o que exige socorro imediato.