CORAÇÃO, TEM QUE CUIDAR!

CARDIOLOGISTA DÁ DICAS PRA SEGUIR AGORA E NÃO SOFRER MAIS TARDE.

 

Sabe quando alguém brinca que já está sentindo as veias entupirem só de pensar em bacon (ou outra comida gordurosa)? É realidade pura! De acordo com o cardiologista Ranieri Leitão (RJ), hábitos alimentares pouco saudáveis são os principais responsáveis por problemas cardíacos – que, diga-se de passagem, estão começando a afetar as pessoas cada vez mais cedo.
Não custa reforçar o quanto cuidar do coração é importante, por isso, listamos algumas providências que você deve começar a tomar tipo já pra não ter problemas depois.

 

Cortar aquela gordurinha (a cintura também agradece)
Sobre a primeira delas já demos um teaser, né? Segundo Dr. Ranieri, alimentos ricos em gordura saturada, como sanduíches, bolachas amanteigadas e frituras, aumentam muito a taxa de colesterol ruim (ou LDL pros mais íntimos), podendo causar obesidade e hipertensão. Não precisa ser radical e cortar tudo do cardápio, ok? Mas diminuir é uma opção. “Os prejuízos vindos da alimentação são causados pelos excessos, então consumir com consciência é o melhor a fazer”, declara o médico.

 

Dar uma segurada no sal
A segunda é diminuir a quantidade de sódio que você ingere, e, segundo o cardio, isso não está somente relacionado à comida salgada – inclua aqui também refrigerantes, sucos e doces. O brasileiro consome, em média, 12g de sal por dia, e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é, no máximo, 5g. Deu pra perceber a gravidade do problema, né? Neste caso, também vale a regra de reduzir os excessos. Veja abaixo:

 

Treino express
O sedentarismo é um dos grandes problemas da vida moderna e, obviamente, outro fator de risco ao coração. “Com o avanço das coisas, estamos cada dia mais acomodados. Não andamos a pé, não levantamos pra trocar o canal da televisão, não praticamos atividades rotineiras que poderiam nos ajudar”, revela. “E não há outra maneira de combater o sedentarismo que não seja se mexendo”, continua. Antes que você já comece a falar que não tem tempo, o especialista afirma que 30 minutos de exercício, 3 ou 4 vezes por semana, já são suficientes pra proteger o coração pros próximos anos. A gente sabe que isso é possível!

 

Ficar longe do cigarro

Muitas pessoas, além de beber, também têm o hábito de fumar socialmente e se você acha que isso não é um problema pra saúde, tá muito enganada. “O tabaco é o inimigo número 1 do coração. A partir do momento em que a nicotina entra em contato com o sangue, ela já está trazendo milhares de substâncias tóxicas ao corpo, que podem causar uma parada cardíaca no primeiro instante em que uma pessoa coloca o cigarro na boca”, ressalta Ranieri. Recado dado, certo?

 

Fonte: mundoboaforma.com.br