DOENÇAS CARDÍACAS PODEM COMEÇAR NA BOCA

Desde pequenos ouvimos que além de escovar os dentes, precisamos usar fio dental para obter uma limpeza completa. Preocupamo-nos com o mau hálito e as cáries, mas a falta de higiene oral pode trazer riscos inesperados a uma região mais distante: o coração.

A principal ligação entre a saúde bucal e os problemas cardíacos está nas doenças infecciosas que afetam a cavidade oral, como a gengivite, provocada por falta de cuidados básicos com a boca. As bactérias que se instalam nas bolsas periodontais — aprofundamento da região de ligação entre a gengiva e os dentes — podem viajar pela corrente sanguínea até o músculo cardíaco e trazer graves complicações.

No coração, elas se alojam na parede interna e nas valvas, estruturas que funcionam como “portas” que liberam o sangue dos átrios para os ventrículos ou dos ventrículos para as artérias e impedem que ele retorne em sentido contrário. Dr. Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração de São Paulo e médico auxiliar da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a principal doença que esses micro-organismos provocam é a endocardite infecciosa. Tal enfermidade afeta o modo de trabalho do coração alterando o funcionamento das valvas e, por consequência, o fluxo sanguíneo. A situação pode levar o paciente à insuficiência cardíaca, uma das mais graves doenças que afetam o músculo cardíaco.

Pessoas que já sofreram complicações na região valvar devem ficar atentas, mesmo que já operadas. “Quem já tem problema nessa parte do coração deve tomar cuidado triplicado com a saúde bucal”, ressalta o médico. O Ministério da Saúde recomenda, como forma adequada de higiene bucal, escovar os dentes após cada refeição e utilizar fio dental, medidas simples que podem prevenir as doenças do coração.

Aliado ao cuidado diário, é recomendado o acompanhamento odontológico. “Não só as pessoas com problemas cardíacas. Toda população deve criar o hábito de ir ao dentista regularmente”, reforça o cardiologista. O ideal é passar a cada seis meses pelo consultório odontológico para uma consulta de rotina.

Fonte: Rafael Machado/Coração Alerta