DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AUMENTAM O RISCO DE INFARTO

Prevenção e tratamento de doenças pulmonares são importantes para não colocar saúde cardíaca em risco.

Gripe, resfriado, bronquite e pneumonia são algumas das principais doenças respiratórias diagnosticadas. Devemos ficar atentos, pois elas também podem resultar em complicações para o coração. A precaução deve ser maior nas épocas de outono e inverno. E qual é a relação?

No frio, a incidência de doenças cardiovasculares aumenta. As temperaturas mais baixas provocam algumas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e da quantidade de plaquetas no sangue, que favorecem a coagulação. Com isso, o coração fica sobrecarregado e aumenta o risco de sofrer um infarto.

”As doenças infecciosas virais podem estar diretamente implicadas no desenvolvimento da aterosclerose (formação de placas de gordura nas paredes dos vasos), principal responsável pelos casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Além disso, elas podem agredir a parede arterial e romper a placa aterosclerótica . A partir disso, ocorre a formação de um coágulo que obstrui um vaso anteriormente semiobstruído”, explica o cardiologista Marcelo Bertolami, diretor da área científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Outras enfermidades respiratórias que podem ter efeitos cardíacos são as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). “Tais doenças diminuem a oxigenação do sangue e podem ser um fator de risco para o infarto, ainda mais em situações estressantes que reduzam a capacidade pulmonar agudamente, como voos, viagens em elevadas altitudes e estresse físico e psíquico”, alerta Rogério Krakauer, cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

São mais propensos a terem doenças cardíacas aqueles que já sofreram infarto, adultos com doença coronariana pré-existente e, principalmente, pessoas acima dos 60 anos.

Prevenção

Métodos preventivos, como a vacina contra a gripe, podem evitar doenças respiratórias. Pessoas imunizadas têm risco 30% menor de sofrer um ataque cardíaco. Outros cuidados básicos fazem a diferença. “Atitudes simples, como lavar bem as mãos e evitar locais aglomerados são estratégias preventivas importantes. E, acima de tudo, não ignorar os sintomas que podem indicar um infarto”, orienta o cardiologista do HCor Leopoldo Piegas.

Confira algumas dicas para evitar as doenças respiratórias e cardiovasculares:

• Parar de fumar e realizar o tratamento precoce de doença pulmonar;
  • Controlar a pressão arterial, o nível de colesterol, glicemia, peso e fazer atividades físicas regulares;
  • Manter o organismo hidratado;
  • Manter o ambiente arejado, pois as bactérias e vírus se disseminam mais em ambientes fechados;
  • Evitar se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
  • Aquecer o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada;
  • Utilizar roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios;
  • Manter hábitos saudáveis, como ter um sono confortável e se alimentar corretamente.