ENERGÉTICO E CORAÇÃO: COMO A BEBIDA PODE CAUSAR PROBLEMAS CARDÍACOS

Entenda os riscos da bebida para o organismo

 

A busca de bebidas energéticas para praticar atividades físicas pode parecer uma boa alternativa em um primeiro momento, mas a verdade é que o energético e o coração são verdadeiros inimigos.

Uma lata de energético de 250ml costuma ter uma quantidade de cafeína que equivale a dois cafés expressos. O principal risco disso é o fato da cafeína acelerar o coração, sobrecarregando o órgão e causando arritmia. Além disso, a substância pode provocar alterações neurológicas, causando problemas como insônia.

Os riscos da bebida para o organismo

A bebida deve ser evitada, especialmente, pelos cardíacos. Confira outros pontos negativos dos energéticos:

  • A cafeína afeta o sistema nervoso central e pode resultar em uma desidratação.
  • Muitos desses produtos também costumam conter guaraná, açaí, taurina, e outros ingredientes que possuem efeito estimulante, podendo ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso.
  • Outro problema é a quantidade grande de açúcar que um energético costuma conter, podendo causar um pico de glicemia e exaustão. Por isso, esse tipo de bebida está vetado para quem tem diabetes. Mesmo as opções sem açúcar possuem adoçantes artificiais.
  • O consumo de energético deve ser especialmente cuidadoso quando se trata de crianças e adolescentes, uma vez que a bebida atinge o sistema nervoso, que nesta fase da vida ainda está em desenvolvimento.

Outros problemas do energético

Vale ressaltar ainda que, embora seja comum principalmente em baladas, o consumo de energético com bebidas alcoólicas pode ter efeitos colaterais. A combinação já foi proibida em alguns estados norte-americanos, uma vez que a cafeína aumenta a absorção do álcool e, assim, o risco de intoxicação.

Outro produto que merece atenção redobrada é a pastilha energética. Ela também possui cafeína em sua composição e pode trazer um risco ainda maior pelo fato de ser absorvida mais rapidamente e ir direto para a corrente sanguínea.

O importante é sempre consultar o seu médico antes de consumir qualquer produto que prometa dar mais energia, especialmente se os objetivos estão ligados a atividades físicas. Você só terá bons resultados nessas práticas se cuidar, acima de tudo, da sua saúde.

Fonte: Vivo Mais Saudável