FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO

O complexo trabalho que esse órgão realiza garante o funcionamento de todo o organismo

O órgão que desempenha uma das funções mais importantes em nosso corpo: distribuir todos os nutrientes e oxigênio necessários às células do organismo. Além disso, também é atividade do coração recolher e eliminar as substâncias liberadas após o trabalho de cada uma dessas células.

Portanto, o trabalho do coração pode ser dividido em dois ciclos:

  • Pequena Circulação: o sangue que passou por todos os tecidos do corpo está repleto de gás carbônico. Para eliminar esse gás e deixar o sangue rico em oxigênio, a fim de que seja distribuído novamente ao restante dos órgãos, o coração envia o sangue com gás carbônico (venoso) aos pulmões pela artéria pulmonar. Após a troca dos gases, o sangue oxigenado (arterial) é enviado novamente ao coração pelas veias pulmonares.
  • Grande Circulação: assim que o coração recebe sangue dos pulmões, ele se encarrega de bombeá-lo a todo o organismo, por meio da artéria aorta. Após a circulação em todo o corpo ser finalizada, o sangue volta com gás carbônico ao coração pelas veias cavas. A partir daí, inicia-se novamente a pequena circulação.

Para que todo esse amplo processo seja realizado, o coração está dividido em quatro cavidades: átrio e ventrículo direitos; átrio e ventrículo esquerdos. Formadas por músculos, essas partes são separadas por válvulas que permitem ou bloqueiam a passagem do sangue. Basicamente, o lado direito é responsável por enviar o sangue aos pulmões, enquanto o esquerdo impulsiona o sangue para o restante do corpo. Como o lado esquerdo e o direito não têm ligação, em nenhum momento o sangue venoso é misturado ao arterial. Além disso, os átrios recebem o sangue que chega ao coração, enquanto os ventrículos enviam o sangue aos órgãos.

Outra informação sobre o coração muito confundida a diferença entre veias e artérias: as veias levam sangue em direção ao coração. Já as artérias transportam o sangue do coração para o restante dos órgãos.

Agora que você já sabe como o coração desempenha sua função, nada mais conveniente do que relembrar alguns hábitos que ajudam a mantê-lo sempre em boas condições:

1)    Não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso, nem usar drogas;

2)    Monitorar seu peso, colesterol, pressão arterial e diabetes;

3)    Praticar atividades físicas regularmente;

4)    Alimentar-se de forma saudável, excluindo as frituras, alimentos processados, salgadinhos e excesso de gorduras;

5)    Incluir gorduras “boas” na dieta, como: azeites extravirgem, peixes e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes).

 

Fonte: Coração Alerta