MORTE SÚBITA

A Morte súbita ou ataque cardíaco está relacionada ao colapso cardiovascular em decorrência de uma arritmia que se não tratada rapidamente evolui para degeneração do sistema Cardiovascular e morte.

Na população geral a etiologia dessa arritmia está relacionada principalmente às Doenças Cardiovasculares  e seus fatores de risco com Tabagismo, Diabetes, Obesidade, Sedentarismo, Hipertensão, Estresse e Historia  familiar o que leva à Doença aterosclerótica das artérias do coração, infarto  e em seguida culminando nesta arritmia.

Entretanto, pessoas aparentemente sem esses fatores de risco tradicionais ou até mesmo atletas também podem apresentar determinadas arritmias que fatalmente degeneram para a morte súbita dentre elas estão a  Cardiomiopatia Hipertrófica; a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito e a Síndrome do QT  Longo. Essas condições podem ser facilmente identificadas com uma historia clinica bem feita, antecedentes familiares de morte súbita e  exames Cardiovasculares complementares simples como Eletrocardiograma, Teste ergométrico e Ecocardiograma e quando necessário até  exames mais aprofundados como estudo genéticos em alguns casos.

Na maioria dos casos os pacientes já procuram o médico com algum indício de doença cardiovascular se queixando de palpitação, tontura, dor torácica e até perda momentânea  de consciência o que já direciona a investigação para algum tipo de Doença e realização  de exames Diagnósticos .

No entanto, seria muito simplista afirmar que caso faça todos os exames pré-atividade física ou admissional se afastaria todos os riscos de morte súbita em um determinado indivíduo, mas poderiam ser evitadas a grande maioria dos casos, visto que em alguns casos a primeira e única manifestação da doença  é a Morte Súbita.

Dr. Daniel Nunes – Cardiologista