O QUE É MEDICINA ESPORTIVA?

Medicina Esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso avaliar o desempenho do corpo, com uma avaliação física que medirá a capacidade de esforço do coração, circulação, metabolismo e a respiração, esta é uma responsabilidade do profissional de Medicina Esportiva.

De acordo com o dr. Ivan Pacheco, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), essa especialidade médica tem importante papel no acompanhamento do bem-estar físico do atleta ou não atleta, na medida em que vai “assistir as pessoas e os atletas nas questões de saúde envolvendo o exercício e o esporte, ou seja, avaliação, pré-participação de exercícios, acompanhamento na prevenção das lesões que podem decorrer de exercícios e esporte, e tratamentos das lesões decorrente dos esportes”.

Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

Medicina Esportiva também é uma das especialidades da Cardion.

Fonte: Medicina do Esporte