OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Não há como evitar: à medida que o tempo passa e os anos se acumulam, nosso organismo se fragiliza, dando origem a debilidades funcionais. Problemas de visão e audição, dificuldades de locomoção e dores nas articulações estão entre as consequências mais comuns. Na terceira idade, mais do que em outras, os benefícios da atividade física são determinantes para melhorar a qualidade de vida.

Hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão são algumas das doenças que, embora sejam relativamente comuns entre os idosos, podem ser evitadas ou amenizadas com a mudança de hábitos e a prática regular de atividades físicas.

  1. Combate à depressão

Uma das grandes causas da depressão entre os idosos está relacionada à desocupação. Acostumados à rotina agitada, os recém aposentados passam muito tempo em casa, sem atividades que os estimulem como antes. Concentrar a atenção e criar metas em um novo esporte pode contribuir positivamente para essa situação, diminuindo as chances de depressão.

  1. Postura adequada

Normalmente, os idosos acabam ficando mais curvados, num processo que alia a idade ao sedentarismo e à postura incorreta. Um dos grandes benefícios da atividade física diz respeito ao fortalecimento da região lombar, o que favorece o equilíbrio corporal e pode ajudar a alinhar a postura, evitando dores.

  1. Melhora da autoestima

Quando estamos focados em uma atividade que nos agrada e que, ao mesmo tempo, nos torna úteis, é inevitável que a autoestima ganhe um acréscimo considerável. Confiança e bom humor são algumas das consequências comuns da melhora da autoestima proveniente dos exercícios físicos.

  1. Manutenção do peso

O sedentarismo é uma das principais causas para a obesidade, não só na terceira idade, mas em todas as outras. A única forma de perceber os benefícios da atividade física é deixando a preguiça de lado e buscando exercitar-se de forma regular. Felizmente, a atitude depende apenas da pessoa em questão. Ninguém é mais interessado na sua saúde do que você, não é mesmo?

  1. Sono melhor

Conforme nos exercitamos, liberamos um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer, a endorfina. A prática de exercícios também contribui para regular o metabolismo e diminuir o estresse, tornando as noites de sono mais constantes e potencializando seus benefícios. Quem abandona o sedentarismo e começa a praticar uma atividade física de forma regular logo percebe que o sono melhora consideravelmente.

Fonte: Vivo mais saudável