PILATES BENEFICIA A TECEIRA IDADE

O pilates é um conhecido método de condicionamento físico baseado no equilíbrio entre o corpo e a mente, utilizando diferentes técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. A modalidade trabalha para manter os músculos flexíveis, fortes e saudáveis.

Entre os princípios mais importantes do pilates para idosos, estão a concentração, a consciência do exercício realizado, os movimentos suaves e controlados, o cuidado com o trabalho respiratório e o estímulo do centro de força que ativa os músculos responsáveis pela estabilidade do tronco e sustentação da coluna.

Médicos indicam com frequência o pilates para idosos com o intuito de prevenir ou tratar dores articulares. A lista de benefícios do pilates para idosos é longa: vai desde aumento de força, maior controle muscular e alívio de dores lombares até aumento de consciência corporal e autoestima.

Pilates trabalha a postura

Uma pessoa que se acostuma a uma postura incorreta pode ter a respiração obstruída, músculos tensionados e articulações afetadas. Tudo isso contribui para o surgimento de dores. A correção da postura é um dos principais pontos de atenção do pilates para idosos e, se levado para o cotidiano, pode corrigir problemas como a cifose dorsal e cervical. São trabalhados exercícios de tensão em trapézios, levando a uma postura mais alongada, e de respiração, que orientam o movimento correto do diafragma – músculo respiratório que separa o tórax do abdômen.

Flexibilidade melhora com pilates

Quando envelhecemos e começamos a levar um estilo de vida cada vez menos ativo, o tecido colágeno diminui de tamanho, ficando, assim, mais rígido e menos elástico, o que significa uma maior propensão a lesões. Com os alongamentos, outro ponto de atenção importantíssimo na prática de pilates para idosos, trabalha-se uma maior flexibilidade do corpo. Esse tipo de exercício estimula a renovação do colágeno, que passa a suportar, dessa maneira, maior estresse.  O alongamento também ajuda a alinhar e enrijecer as articulações, diminuindo a possibilidade de lesões e osteoartroses. Ou seja, esse tipo de exercício ajuda a manter no idoso bons índices de flexibilidade.

Pilates para idosos e a osteoporose

A osteoporose é uma condição bastante comum nos idosos. Com ela, o esqueleto fica fragilizado e mais suscetível a fraturas, mesmo após traumas aparentemente pequenos. Também ocasiona dores nas costas, devido a contraturas musculares ou por microfraturas e deformidades na coluna, com a diminuição de altura. O fêmur e a coluna costumam ser as partes mais acometidas pela osteoporose. Como o pilates também trabalha o fortalecimento dos músculos, a proteção que envolve essas estruturas danificadas pela doença aumenta. Assim, a probabilidade de fratura diminui, ou porque o idoso que pratica pilates tem maior equilíbrio e naturalidade nos movimentos, ou porque seus ossos estão mais bem protegidos.

Portanto, se você está em idade avançada e teme os efeitos negativos de uma vida sedentária ou já está sentido dores nas costas e em outras partes do corpo, experimente o pilates para idosos. O resultado pode surpreender e aparecer mais rápido do que você imagina.

Fonte: Vivo mais saudável