POR QUE EXERCÍCIOS AERÓBICOS SÃO BONS PARA O CORAÇÃO?

Falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Sabia que correr, dançar, subir escadas ou pedalar pode evitar doenças graves? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é fator de risco de aproximadamente 30% dos casos de cardiopatia isquêmica, doença que provoca a redução do fluxo de sangue por conta de um estreitamento nas artérias coronárias, o que eleva o risco de ocorrer um infarto.

As práticas regulares aumentam a resistência do coração, que se adapta aos exercícios e “se acostuma” a bombear mais sangue para o corpo. Além disso, durante os exercícios, o consumo de oxigênio é maior; portanto, mais gordura é queimada, o que diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares associadas como hipertensão arterial e obesidade.

A OMS recomenda aos adultos entre 18 e 64 anos exercícios aeróbicos de leves a moderados por no mínimo 150 minutos semanais. Entram nessa categoria atividades como uma caminhada na rua, corrida leve, hidroginástica ou andar de bicicleta tranquilamente. Para quem já faz exercícios regularmente e planeja aumentar a intensidade, o tempo passa a ser de 60 a 75 minutos semanais. Essas são atividades que exigem maior resistência e flexibilidade, como corridas em velocidade maior, musculação, ioga e treinos funcionais mais pesados.

Quem não estiver habituado deve iniciar praticando exercícios leves três vezes por semana, com descanso entre os dias, progredindo aos poucos. Depois de se habituar, ao menos 60 minutos de atividades intensas, de duas a três vezes por semana, já beneficiam o organismo.

As crianças também devem participar, é importante iniciá-las na prática de exercícios desde cedo. É recomendado uma hora por dia voltada para atividades divertidas e que exijam esforço físico.

E, claro, lembre-se: pessoas com problemas cardíacos devem consultar um médico para iniciar qualquer atividade com segurança.