SAIBA COMO IDENTIFICAR UM INFARTO

Doenças cardiovasculares, como a hipertensão, são cada vez mais comuns entre os 30 e os 40 anos de idade. Por isso, pessoas com esse tipo de problema normalmente desenvolvem uma preocupação ainda maior com a alimentação e com a saúde de maneira geral. Mesmo assim, nem todos estão livres dos riscos de sofrer intercorrências mais graves, como infarto, AVC e angina. Para piorar, grande parte das pessoas que estão prestes a sofrer com problemas desse tipo sequer consegue procurar atendimento médico ou mesmo pedir ajuda a tempo, justamente por não saber identificar os sintomas.

Os infartos ocorrem quando parte do músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias coronárias. Esse processo pode levar o músculo afetado à morte e geralmente causa intensa dor no do peito, como um aperto ou uma pontada que pode se alastrar para o pescoço, axila, costas ou braço esquerdo. De acordo com o Dr. Abrão Cury, cardiologista do HCor (Hospital do Coração), “em casos mais raros, essa sensação também pode ser sentida no braço direito”.

Antes dos sintomas, diversas outras sensações podem ser notadas de maneira prévia, como mal estar, enjoo, tontura, palidez, falta de ar, dificuldade de respirar, sensação grave de indigestão, suor frio, tosse seca, respiração rápida ou barulhenta.

Em casos mais específicos, também pode ocorrer dor no queixo, no colo, nas costas, peso no corpo e indigestão ainda mais forte acompanhada de uma sensação de obstrução na garganta. “Quando se conhece todos estes sintomas, é possível conseguir tratar o problema precocemente e contar com boas chances de recuperação”, afirma o cardiologista.

Embora seja fundamental conhecer os sintomas, o Dr. Cury ressalta que também é importante saber como lidar com estes problemas no momento em que eles ocorrem. O cardiologista tem algumas dicas sobre quais atitudes tomar em caso de infarto:

• Chame imediatamente uma ambulância;
  • Afrouxe as roupas do indivíduo. Em seguida abra o cinto e desaperte os botões da camisa e da calça;
  • No momento do ataque, não deixe que a vítima fique sozinha;
  • Procure acalmar a vítima ao máximo;
  • Não dê nada de comer ou beber ao indivíduo, somente a medicação cardíaca prescrita pelo médico, se houver;
  • Caso a respiração pare, aplique massagem cardíaca.